-
Arquitetos: Earth & Space Architects
- Área: 1600 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Pasindu Kithmina, Eresh Weerasuriya
-
Fabricantes: Alumex, Bluescope, Bossini, Nibsa, Rocell Bathware, Saint-Gobain, Vitra
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cabana Kalundewa está situada em um terreno de 42 hectares com forte biodiversidade, corpos d'água integrados e campos agrícolas. A intenção do projeto era minimizar o impacto no solo em todos os aspectos do projeto: Desenho - Construção - Manutenção.
A abordagem do projeto deveria ser muito sutil e sensível ao meio ambiente, além de ser robusta em sua função. Ao tocar o solo levemente, os padrões naturais existentes permaneceram conforme o existente, flora e fauna foram conservadas. Menos consumo, uso de energia renovável, agricultura orgânica no local também são aspectos que fortalecem a consciência sobre sustentabilidade.
Estruturas leves e elegantes proporcionam uma experiência de conexão com a natureza. Os espaços são projetados de forma que se possa experimentar o fluxo contínuo da natureza com o ciclo do tempo, tanto de dentro como de fora. Cada ambiente é tratado com sensibilidade, sem perturbar a paisagem existente. Uma mistura de materiais - tijolos queimados, concreto bruto, vidro e madeira ajudou a obter a linguagem e o caráter exigidos por Kalundewa.
A piscina de imersão infinita é uma característica especial, além do deck, que é um espaço interessante sob a cobertura das árvores. O hotel boutique também possui uma piscina natural de água de nascente conhecida como Ulpotha, que transborda em um belo riacho cercado por uma exuberante cobertura verde ao redor. O volume comum - uma interpretação contemporânea de um local de descanso tradicional para agricultores ou 'wadiya' - que estava originalmente entre essas árvores, atua como um pavilhão que conecta os campos agrícolas ao lago por meio de uma barreira. Em essência, a arquitetura e o design da cabana têm como objetivo oferecer uma sensação espacial única que trará a cura da mente, corpo e alma.